Secretarias

14 de December | 15:52

Saúde Financeira Itinerante em Alvorada/Posse e Campos Belos

Os filiados das Regionais Sindicais de Alvorada/Posse e Campos Belos receberam, na última quinta-feira (06), a visita do Departamento Jurídico do Sintego, que prestou atendimento e tirou dúvidas sobre o programa “Saúde Financeira”, aposentadoria, averbação de tempo de serviço, entre outras questões legais.

Segundo a secretária de Organização do Interior, Inguileza Pires, o sindicato disponibiliza o programa “Saúde Financeira” há um ano e a procura é cada vez maior, devido às dificuldades do servidor em quitar empréstimos e financiamentos por causa das altas taxas de juros cobradas no mercado. “O filiado recebe consultoria e orientação sobre como melhor resolver a questão. Caso haja necessidade, o Sintego entra com ação na Justiça em nome do trabalhador, para renegociar a dívida ou, dependendo do caso, pedir indenização por ter pago juros abusivos”, explicou.

Muitos trabalhadores, que entraram na Justiça por meio do programa, já conseguiram liminares favoráveis para encerrar o problema com os empréstimos.

A última edição do “Saúde Financeira Itinerante” deste ano será em Ipameri, na próxima segunda-feira (17), quando os filiados daquela regional poderão sanar suas dúvidas sobre renegociação de dívidas, bem como outras questões jurídicas.

Aposentadoria
Outra questão que tem levado muitos servidores públicos filiados ao Sintego a procurarem o Departamento Jurídico do sindicato são os direitos à aposentadoria. De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos e Administrativos, Pedro Soares, é muito importante que os trabalhadores se orientem antes de se aposentarem. “É melhor esperar, se orientar bem sobre seus direitos, antes de dar entrada no pedido, para não se prejudicar pelo resto da vida”, destacou Pedro.

Serviço:
Departamento Jurídico do Sintego